terça-feira, 29 de abril de 2008

"A Família está acabando"

Este foi o título utilizado pela Revista Veja na reportagem sobre o psicanalista frânces Charles Melman que esteve no Brasil este mês (edição 2057 de 23 de abril de 2008). Tenho sérios cuidados com relação às declarações e reportagens desse tipo, mas não tive como não ler.

Ele é um dos estudiosos renomados que se utiliza da psicanálise para analisar a sociedade atual. E ele diz claramente que estamos vivendo a dissolução do grupo familiar e que as consequências são imprevisíveis desse acontecimento. Ele fica impressionado como sociólogos e antropólogos não se interessam por esse acontecimento. Ele afirma também que o papel de autoridade do pai foi definitivamente demolido, e o quanto isso é prejudicial tanto para o menino, quanto para a menina no reconhecimento da figura masculina na família.

Infelizmente a família não é mais o ponto focal na vida de uma pessoa. Hoje podemos apontar a carreira, os negócios, a individualidade, a satisfação pessoal, a busca pela "paz interior", tudo como alvos e a família, bem..., se tiver uma, ela que me aceite como sou, se não tiver uma família, melhor ainda, pois não tem com o que se preocupar nem com quem gastar dinheiro, tempo. Filhos? Viraram sinônimos de gastos, custos...

Eu gostaria de alertar ao que DEUS diz na Sua Palavra. Mesmo as pessoas que não conhecem a Palavra de DEUS reconhecem o caos que isso pode gerar. Claro que existem os grupos que pedem pelo fim da estrutura familiar, como se isso resultasse em indivíduos mais livres e felizes. Mas o que DEUS diz é bem diferente.

Primeiro que a paz é resultado da justificação, pois somos pecadores. O que quer dizer pecado? Bem, isso é assunto para uma outra postagem inteira, mas resumindo todos nós somos pecadores. Todos nós produzimos atitudes e ações contra DEUS. Atitudes ruins, egoístas. Mentimos, fraldamos (quero ver quem não quer dar um jeitinho em burlar o governo, a companhia de seguros, etc), roubamos (Eu? Nunca roubei... E qual o nome que daremos para a compra de CDs piratas? Ou para TV a gato?). Pois DEUS diz na sua Palavra que "pois todos pecaram e carecem da Glória de DEUS " Rm 3:23.
Mas existe um meio de reconciliação com DEUS e de obter paz: "Justificados, pois mediante a fé, temos paz com DEUS, por meio de nosso SENHOR JESUS CRISTO (...) Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter CRISTO morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" Rm 5:1 e 8
Isso é ter paz...ter CRISTO!!! E não a busca insessante em posições, posses, que nunca trarão PAZ!! Indivíduo feliz não é aquele que tem tudo, é aquele que tem CRISTO, em primeiro lugar. Então, não adianta querer destruír a família para isso. É uma situação pessoal entre você e DEUS.

E em Segundo, que o princípio do amor está na família. É o início de tudo. A esposa ama e se submete em amor ao seu marido. O marido por sua vez deve amar a sua esposa como ao seu próprio corpo e dar a vida por ela. Os filhos devem obedecer aos seus pais pois assim praticam justiça. Ou seja, amor, amor e amor. O que será o homem sem família?
Quando DEUS descreve estes relacionamentos familiares, o contexto dos textos é sobre o amor entre as pessoas. Em Efésios 5: 21 lemos "sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo". Nos versículos seguintes, leremos o que eu escrevi a pouco (Efésio 5: 22 a 6:4).
Alguém sem família é alguém sem amor. Não pratica o amor na sua maior plenitude. Não pratica o respeito pelo outro, o respeito às autoridades e leis sociais, e por aí vai... Esses dias vi uma reportagem sobre alunos que batem em professores o quanto esse número vem crescendo. Crescendo porque as pessoas, buscando a satisfação pessoal em primeiro lugar, não sabem mais se relacionar e não aprendem mais sobre relacionamentos em casa. Porque? Porque não os tem mais... Isso é o que significa o fim da família.

"Os pervesos serão derrubados e já não são, mas a casa (família) dos justos (aqueles que foram justificados por Cristo) permanecerá" Prov. 12:7


Nenhum comentário: